Primrose faliu: novecentos mineiros mocambicanos desembregados

From Noticias de Mocambique, No 43,
18 de Abril de 1995, Maputo

A delegacao do governo que se deslocou a Joanesburgo na sequencia dos incidentes na mina de ouro de Primrose (cf. NM 41 e 42), voltou com a garantia que os mineiros mocambicanos nao seriam despedidos. Porem, poucos dias depois foi tornada publica a falencia da mina, na sequencia da retirada de financiamentos do Governo sul-africano e de um investidor canadiano. O encerra- mento da empresa implica no desemprego de cerca de 1500 traba- lhadores, entre os quais 944 mocambicanos. De acordo com a vice- ministra de Trabalho, Adelaide Amurane, os dois governos estao a procurar empregos alternativos, para evitar que os quase mil desempregados retornem em massa a Mocambique. (Not. 13 e 15/04)

Recorde-se que a contratacao dos mineiros para a Africa do Sul faz-se ao abrigo dum acordo de 1964 com o governo colonial, modificado apos a Independencia. Actualmente, cerca de 60 por cento do salario do mineiro eh transferido para Mocambique sendo depositado numa conta do Estado, no Banco Popular de Desenvolvimento. Quando o mineiro regressa ao pais, recebe da tesoureria estatal apenas o correspondente ao 40 por cento do valor transferido, sem juros, e pago em moeda nacional.

"A moeda eh escassa numa altura em que nada exportamos", disse o Ministro do Trabalho Guilherme Mavila ao jornal Demos, quando questionado sobre as transferencias dos mineiros, acrescentando que "as receitas decorrentes da contratacao dos mineiros... sao uteis para contrabalancar o defice da nossa balanca de pagamentos. Trata- se de uma contribuicao razoavel que nao eh desprezivel e eh equacionavel com aquilo que os portos fazem."

Considerando como pratica normal de os bancos nao pagarem juros de contas a ordem, o Ministro do Trabalho justificou isto dizendo que "o credito tem limites. Onde o banco iria buscar dinheiro para pagar juros?" (Demos 05/04)


Este numero de NOTMOC - Noticias de Mocambique foi feito por: Wim Neeleman (wim@stevin.uem.mz) - redaccao principal Yussuf Adam (yussuf@adam.uem.mz) - colaboracao Wenke Adam (wenke@adam.uem.mz) - redaccao, edicao e despacho Mario de Almeida (almeida@malmeida.uem.mz) - desporto


World History Archives Gateway to World History Images from World History Hartford Web Publishing